A Paraíba e as festas literárias

Nosso estado é sem dúvida um dos mais fortes no que diz respeito à ações de fomento à leitura. Isso se dá, principalmente, pela grande quantidade de feiras e festas literárias que acontecem por aqui, tanto com iniciativa dos poderes públicos como também pela iniciativa da sociedade civil organizada.

A Flibo, considerada a mãe de todas as feiras/festas, é a pioneira e completará este ano uma década de história, levando literatura de qualidade aos boqueiraoenses e visitantes, além de despertar em outros lugares o desejo de levar para suas cidades uma ação tão importante como são essas festas/feiras.

Barra de São Miguel, que chega à sexta edição, Pocinhos, que chega à segunda, Sapé, que realiza sua primeira, Piancó, que vai para a terceira, e Campina Grande, que realizará a segunda, são só algumas das quase 20 festas literárias planejadas para o ano de 2019 na Paraíba.

Outro ponto extremamente positivo no que diz respeito ao tema, é que este ano os organizadores da festas decidiram trabalhar em conjunto e de mãos dadas, criando o Fórum de Festas Literárias da Paraíba, que tem como principais objetivos a elaboração de um calendário anual das ações, assim como o fortalecimento do movimento perante ao poder público e à iniciativa privada.

A Paraíba vem mostrando que é possível mudar o mundo através da leitura, principalmente quando se trabalha em parceria e com um único objetivo: transformar nossa sociedade em uma sociedade leitora.

Compartilhar