Açude de Boqueirão recebe quase 20 milhões de m³ de água após chuvas da última semana

23
Foto: Artur Lira/G1

Após as chuvas registradas na última semana, o Açude Epitácio Pessoa localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano, teve um aumento de aproximadamente 20 milhões de m³. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e foram atualizados nesta quarta-feira (15).

De acordo com o técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Severino Normandia, o reservatório aumentou 1,65 m na lâmina d’água. O açude está com 18,8% da sua capacidade total.

De acordo com os dados da Aesa, no dia 8 de janeiro, o açude de Boqueirão tinha cerca de 68,67 milhões de m³ e, conforme os dados disponibilizados nesta quarta-feira, o volume atual é de 87,70 milhões de m³, o que corresponde a um aumento de 19,03 milhões de m³.

O aumento representativo do volume do açude se deve às chuvas em outros municípios do estado. Em apenas 48 horas, a barragem de São Gonçalo, em Sousa, recebeu um aporte de 55 mil m³ e o de Coremas ganhou 181 mil m³.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, até a sexta-feira (10), foram anotados 209,4 mm em Cajazeiras, município em que mais choveu nos primeiros dias de 2020. Entre as cidades onde foram registradas mais chuvas nos primeiros 10 dias do ano, estão Santo André (199,5 mm), São João do Cariri (185,9 mm), Juazeirinho (179,6 mm) e Juru (162 mm).

A previsão da Aesa é que até março de 2020, ainda ocorram mais chuvas dentro da média histórica no semiárido paraibano.

VEJA TAMBÉM:

Não ocupação de casas do Aluízio Campos deve ser justificada até esta quarta-feira (15)

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp