Campinenses vencem concurso anticorrupção com aplicativo que ‘vigia’ recursos públicos

Uma equipe de professores, pesquisadores e alunos universitários de Campina Grande foram os vencedores do concurso ‘Hackthon’, que visa desenvolver propostas que combatam a corrupção. A equipe paraibana desenvolveu um aplicativo para smartphones que permite o acompanhamento de investimentos federais nos municípios brasileiros. O prêmio foi de R$ 30 mil que devem ser utilizados para a finalização e implementação do aplicativo.

O prêmio foi elaborado pelo Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Controladoria Geral da União e a premiação aconteceu em abril.

O aplicativo do grupo paraibano, chamado ‘As Diferentonas’, concorreu com outras 50 equipes de programadores e designers de todo o país.

Um dos integrantes da equipe, Nazareno Andrade, contou que a ideia foi dar aos cidadãos a capacidade de comparar os investimentos entre estados, cidades e municípios.

“Muitas vezes não temos ideia se os investimentos são altos ou baixos. No município de Emas, por exemplo, existe uma praça de eventos sendo construída com recursos na faixa de R$ 600 mil. Com o aplicativo o cidadão vai poder comparar com outras praças em outras cidades, e fiscalizar essa obra”, disse Nazareno Andrade.

O aplicativo dos paraibanos vai estar disponível para download a partir do mês de junho.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *