CHUVAS: Oito açudes transbordam na PB; Patos vive “dia de praia”, com engarrafamento para Barragem

Barragem da Farinha – Foto: Folha Patoense

Pelo menos oito açudes estão sangrando na Paraíba nesta segunda-feira (8). Além dos seis já anunciados pelo portal Paraíba Debate, mais dois amanheceram sangrando no início desta semana, levando alegria e esperanças aos moradores. A Barragem da Farinha, na cidade de Patos, teve um “dia de praia” no domingo (7) e centenas de moradores engarrafaram a estrada que leva ao local.

Veja como está a barragem nesta segunda:

O técnico da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Marconi Palmeira, esteve na Barragem da Farinha na manhã desta segunda e informou que o manancial está com 13 centímetros de sangria. Choveu no domingo à noite na região e o Rio Farinha amanheceu em nova cheia.

Marconi Palmeira informou também que o Açude do Jatobá, também em Patos, pegou 6 centímetros d’água nas últimas 40 horas, ficando com mais de 26% de sua capacidade. A expectativa dos moradores é que este açude também sangre este ano, apostando na manutenção das chuvas e cheias de rios.

Patoenses aproveitaram para tomar banho na “sangria” – Foto: FP

“Praia” – Neste domingo, a Barragem da Farinha ficou repleta de banhistas, inclusive com muitas tendas e pontos de venda de água e bebida. “Virou praia aqui”, disse um morador das proximidades, ao ficar preso no engarrafamento que se formou à caminho da barragem.

Estrada da Barragem da Farinha – Foto: FP

A barragem começou a transbordar com pouca água, na madrugada deste domingo, e muita gente aproveitou a folga para ver o manancial cheio, coisa que não acontecia há quase 10 anos, segundo os moradores. Com o excesso de bicicletas, carros e motos e a estrada estreita, o acesso travou pela manhã.

Quem foi de carro à barragem ficou imobilizado, não pode ir para frente, nem muito menos manobrar para pegar o caminho de volta. “Deu um nó no trânsito aqui e vai demorar pra desatar”, disse um motoqueiro. Mas, por volta das 10h, todos já estavam tomando banho, fotografando, filmando e comemorando a cheia.

Mergulho na Barragem – Foto: Lusângela Azevedo

Os outros açudes que estão sangrando, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), são em Serra Grande, Emas, Mari, São José de Caiana, Monteiro e Sapé, além de um açude em São Jose dos Cordeiros, que foi anunciado pelas redes sociais nesta segunda.

Redação PB Debate com Folha Patoense

LEIA TAMBÉM:

Seis açudes estão sangrando na Paraíba

Compartilhar