Desenhista faz quadrinhos em homenagem a Jackson do Pandeiro e planeja exposições em Patos

Aurélio e criações – Fotos/montagem: FP

Neste ano de 2019, acontecem as comemorações do centenário do Jackson do Pandeiro, um dos ícones da música popular brasileira, paraibano de Alagoa Grande, no Brejo. Para homenageá-lo, o desenhista Aurélio Filho resolveu fazer uma história em quadrinhos. Assim surgiu uma mini-biografia do artista, idealizada em 7 banners contando sua trajetória. O autor pretende realizar exposições na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba.

“Foram três meses na prancheta desenhando as páginas, depois teve o acabamento, a arte final, feita por um parceiro de quadrinhos, Flavio Rodrigues, e logo após a inclusão dos balões, incluindo o texto da Rita Maria Félix. A minha intenção é expor esse trabalho em alguns lugares em Patos, como no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, na Fundação Ernani Sátyro (FUNES) e nas escolas municipais e estaduais. Será uma exposição itinerante para que uma quantidade maior de pessoas possam conhecer um pouco da história dessa figura importante da música popular brasileira”, disse o desenhista.  

Aurélio Gomes é autor do projeto “Nanquim Arretado”, uma revista em quadrinhos, desenhada por ele, que trata de temas diversos, e que já foram publicadas quatro edições. Apaixonado por quadrinhos, ele também é um dos envolvidos no “Sertão HQ”, cuja realização acontece este ano mais uma vez em Coremas. O “Sertão HQ” é um evento de cultura pop, com foco nos quadrinhos e nos artistas dessa indústria.

Sobre o recente trabalho de Aurélio, o artista diz que é um reconhecimento à obra de Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo. “Infelizmente, hoje em dia, esquecemos fácil as figuras importantes que se destacaram e elevaram o nome do nosso Estado, seja na música ou em outro tipo de arte. A minha intenção é essa, com esse trabalho: mostrar pra quem não conhece ainda e fazer lembrar pra aqueles que já ouviram um dia a música alegre e irreverente do nosso Jackson do Pandeiro”, falou.

Redação PB Debate com Folha Patoense

LEIA TAMBÉM:

Pocinhos realiza o 1º Festival de Folclore, desta quinta (27) ao sábado (29)

Compartilhar