Força da cooperação na produção de flores na PB é destaque

Flores de Pilões – Fotos: AT/SR

O município de Pilões, no Brejo da Paraíba, vem se destacando com a produção de flores numa ação que envolve mulheres agricultoras. Segundo a Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), houve um registro acentuado da oportunidade de trabalho e renda para famílias da cidade nesses últimos anos.

As experiências trabalhadas na comunidade Avarzeada já representa um processo de geração de renda que é contado por representações da cooperativa. As famosas Flores de Pilões é um projeto inovador, em pleno Brejo, onde agricultoras mantém estufas com crisântemos e outros tipos de flores, gerando trabalho e renda a todos os envolidos.

“Uma bela história de superação. O cooperativismo como base para o crescimento e desenvolvimento desse trabalho das mulheres aqui da região do Sítio Avarzeado é a história e o trabalho da Cofep, que nós vamos conhecer agora”, explica Gil Oliveira, ao iniciar exposição do trabalho das floricultoras.

As agricultoras se destacaram tanto de 2005 para cá, ano de início do projeto, que já foi produzido até filme com a história de superação e força na agricultura. “Flores de Pilões” é a história de vida de 21 mulheres que trocaram o corte da cana-de-açúcar pelo cultivo de flores em cooperativa. Veja o trailer aqui.

Tocante e baseada em fatos reais, a história se passa no Brejo, onde as trabalhadoras rurais costumavam se reunir na beira do rio para comer jaca, o único alimento que tinham como refeição, depois da crise e fechamento de dezenas de engenhos de cana-de-açúcar da região. A união entre elas faz do desejo de sobreviver e melhorar de vida um motivo de transformação.

Antônio Tavares/ Stúdio Rural

LEIA TAMBÉM

Gato carinhoso se enrosca em repórter de TV durante matéria e vídeo viraliza

Compartilhar