Guarnição do Corpo de Bombeiros em Campina Grande realiza dois partos em menos de 72h

Foto: Reprodução | Montagem: Paraíba Debate

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, em menos de 72 horas, dois partos dentro da viatura, na cidade de Campina Grande. As ocorrências foram registradas na madrugada de segunda-feira (07), às 2h15, e na noite desta quarta-feira (09), às 20h. As parturientes e os bebês passam bem.

Conforme o cabo Itamar Ferreira da Silva, que comandava as guarnições e também tem formação em enfermagem, nos dois casos as pacientes foram pegas em casa, no bairro  Acácio Figueiredo, e deram à luz enquanto estavam sendo transportadas para o hospital. A primeira, Fernanda Pereira da Silva, 28 anos, “sentia muitas dores, vindo a ter o bebê quando estávamos na Avenida Brasília, no bairro do Catolé”.

Segundo o cabo, foi feito todo o manejo para saída do bebe, a aspiração das vias áreas do recém-nascido e também as condutas corretas de estabilização da paciente até a chegada ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (o Isea).  No caso mais recente, às 20h desta quarta (09), Josinete Nascimento, 21 anos, também deu à luz dentro da ambulância quando a guarnição a transportava para a maternidade.

Foi realizado o mesmo atendimento, segundo o militar, auxiliando o parto dentro da viatura – estabilizando a paciente e a filha e as deixando em segurança na unidade hospitalar.  “Foi uma experiência única, pois em 12 anos nos bombeiros e apesar de ser da área de saúde, eu nunca tinha conduzido um parto”, contou Itamar, ao acrescentar que na profissão se depara muitas vezes com situação de mortes “e quando vem uma ocorrência dessa natureza, de ver uma vida nascer, a gente acaba se renovando”.

Veja também:

VÍTIMA DE HOMOFOBIA: Jovem baleado durante Réveillon na Paraíba faz vaquinha para compra de cadeira de rodas

Compartilhar