Monteiro realiza 10º Festival de Cultura Zabé da Loca nesta sexta (15) e sábado (16)

Oficinas que aconteceram pela manhã de sexta – Foto: Josivane Caiano

Uma das artistas mais reconhecidas da cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, Walkíria Santos, será homenageada no 10º Festival de Cultura Zabé da Loca. O evento se espalhou este ano, na cidade e na zona rural, a maior do Estado, e será realizado nesta sexta-feira (15) e sábado (16). Feira central e Sítio Matarina estarão com apresentações artísticas de dia e à noite.

As atividades começaram na sexta pela manhã e à tarde, na comunidade da Matarina da Fazenda Santa Catarina, com oficinas de Pífano, Cantinho da Leitura e palestras sobre Empreendedorismo Cultural, que ocorreram no Memorial Zabé da Loca. A Rota Cariri Cultural poderá mostrar todas as belezas da zona rural monteirense aos visitantes. A abertura oficial do evento está prevista para as 21h.

No sábado, a programação continua com o Cultura na Feira, que levará, a partir das 8h, os cantadores Renê Cavalcante e Xexéu, João de Amélia e Dudé e Laurivan Freitas ao mercado público. Haverá ainda uma apresentação teatral com o personagem mais conhecido da cidade, Beato Vicente. À noite, no Terreiro de Zabé, no sítio Matarina, o projeto Som nas Pedras apresenta Milton Dornelas, Pífano Perfumado, Mazurca, Bacamarteiros e a Banda Meio Free, além dos alunos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima).

Nas outras nove edições, o evento já homenageou personalidades como os cantores Novinho da Paraíba, Totonho, Sandra Belê, além do poeta Espedito de Mocinha. “Nós acreditamos que o evento só agrega benefícios à cidade, com essa mostra artística tão rica para o município, valorizando artistas locais. O Sebrae sempre apoiou e continuará apoiando a arte e a cultura como forma de promover a história do lugar, do Cariri paraibano, terra de muitos poetas e cantadores, e de estimular mais um setor produtivo”, falou Madalena Arruda, gerente do Sebrae na cidade.

O Festival Zabé da Loca é uma realização da Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e conta com apoios importantes como Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, além da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Sebrae.

Programação

Atrações do primeiro dia no palco da cidade – Imagem: divulgação
Segunda noite de shows no palco da cidade – Imagem: divulgação
Shows do Som nas Pedras, na Matarina – Imagem: divulgação

Redação PB Debate com Ascom

LEIA TAMBÉM:

Paraíba é um dos maiores produtoras de cachaça do Brasil

Compartilhar