Morte do cantor e compositor jamaicano Bob Marley completa 38 anos

Bob Marley – Foto: divulgação

Há 38 anos morria em Miami (EUA) o cantor e compositor jamaicano Bob Marley, um dos principais popularizadores do reggae fora da Jamaica. Marley também foi um grande divulgador dos ideais pan-africanistas, mas morreu aos 36 anos. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Robert Nesta Marley nasceu em Nine Mile, o dia 6 de fevereiro de 1945. Ele cantava, tocava guitarra e era o músico mais conhecido do mundo do reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos durante toda a sua vida e ainda depois de sua morte.

Dedicado a protestar contra problemas sociais levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.

A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu, também foi centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafári.

A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Ouça o CD:

Bob foi casado com Rita Marley de 1966 até a morte, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos, dois deles adotados.

Os renomados Ziggy e Stephen Marley (pronuncia-se Stivân), que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Ky-Mani MarleyJulian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical.

Redação PB Debate com Wikipedia

LEIA TAMBÉM:

Produza 50 kg de alimentos orgânicos por mês no quintal da sua casa

Compartilhar