Mudanças na CNH já estão valendo; confira quais são

Foto: Reprodução Internet

Já estão em vigor as novas regras para a retirada da carteira nacional de Habilitação. As modificações começaram a valer ontem (14).

Algumas mudanças vão acontecer no processo de emissão da CNH. O uso do simulador, por exemplo, não é mais um item obrigatório nas aulas de direção e aquisição.

As alterações na CNH já estavam previstas, pois foram publicadas no Diário Oficial da União, no dia 17 de junho deste ano, e de acordo com o texto, as novas regras deveriam ser incorporadas no prazo máximo de 90 dias, o que implicaria em meados de setembro.

Diante das mudanças anunciadas pelo Governo Federal, o Detran e o Sindicato das Autoescolas da Paraíba, se posicionaram. Agamenon Vieira, o superintendente do Detran da PB comentou que há uma discussão a nível nacional sobre os riscos que a retirada de regras que serviam como medidas de proteção à acidentes.

Não só o simulador, mas abaixo você confere as outras mudanças determinadas e que já estão valendo:

• Fim da obrigatoriedade do simulador;

• Realização de 50 min de aulas no simulador, quando se optar pelo uso do aparelho;

• Realização de 1 hora aula noturna e outras 14 diurnas para adicionar uma categoria a mais;

• Realização de 50 min de aulas teóricas antes das aulas práticas;

• Realização de cinco horas aula para obtenção de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC);

• Procedimento de acompanhamento do uso do simulador como ferramenta de avaliação do Denatran.

No próximo dia 18, inicia-se a semana Nacional de Trânsito, que vai discutir as mudanças na retirada da CNH, além do debate de ações para diminuir acidentes, que hoje contabilizam 70% dos pacientes dos leitos dos hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande.

Fonte: Portal T5

Compartilhar