Passagem será palco de gravação de produção audiovisual sobre história da Paraíba

Equipe documentário – Foto: divulgação

O município de Passagem, no Sertão da Paraíba, foi escolhido como cenário de gravação para produção audiovisual da série Ybynháraã. O roteiro aborda a realidade do interior da Paraíba durante o século XVII, passando por eventos como a chegada dos Oliveira Ledo à Paraíba. A fundação de povoados que originaram cidades como Patos, Pombal e Campina Grande e a homérica “Guerra dos Bárbaros”, que levou os gentílicos sertanejos à extinção, são outros fatos.

A casa dos sertanistas Oliveira Ledo fora a primeira a desbravar o interior da “Parahyba”. Após conquistar a sesmaria do Boqueirão, adquiriram a sesmaria das Espinharas numa labuta árdua banhada a muito suor e sangue. Os textos são baseados nos livros “História Colonial da Parahyba” e “A Passagem das Espinharas”, ambas do Historiador e dramaturgo Erik Brito.

A gravação de algumas cenas no município de Passagem vai acontecer em função do cenário da natureza. “Vamos gravar algumas cenas em Campina Grande, mas o núcleo de gravação ficará concentrado no município de Passagem, O lugar foi escolhido devido um ambiente natural da vegetação e também por se tratar de um lugar localizado no interior”, comentou.

A proposta da produção audiovisual foi apresentada no dia 2 de maio em Campina Grande e as gravações estão previstas para acontecer no mês de julho.

Redação PB Debate com Ascom

LEIA TAMBÉM:

Morte do cantor e compositor jamaicano Bob Marley completa 38 anos

Compartilhar