Prefeito de Areia nega acusações de vereadores oposicionistas, através de nota

A Prefeitura Municipal de Areia, através das Secretarias Municipais de Administração e Finanças, vem a público esclarecer as informações que circulam nas redes sociais, blogs e sites paraibanos, no que diz respeito a denúncia de vereadores do município que afirmam haver “sonegação e desvio de dinheiro público” por parte do Prefeito João Francisco na arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Diferentemente do que está sendo veiculado nas mídias sociais, a
Prefeitura Municipal de Areia nega qualquer irregularidade na arrecadação
do referido imposto, não havendo nenhum ilícito no caso.

Houve apenas equívoco na publicação da arrecadação do ITBI dos anos de 2017 e 2018 no site do Tribunal de Contas do Estado. Tal equívoco se explica, pois, o recolhimento é feito em conta bancária única de todos os impostos municipais, não sendo feita a individualização de cada imposto arrecadado e depositado em conta do Banco do Brasil.

Após alerta do TCE/PB, constatado o equívoco em 2019, a Prefeitura Municipal de Areia providenciou a regularização, fazendo a publicidade e prestação de contas da arrecadação de cada imposto individualmente.

Apenas para fins de esclarecimento, o município de Areia arrecadou com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em 2017 exatos R$ 126.207,03 (cento e vinte e seis mil, duzentos e sete reais e três centavos).

Em 2018, a arrecadação consistiu em R$ 177.020,37 (cento e setenta e sete mil, vinte reais e trinta e sete centavos), numa clara demonstração de crescimento.

Importante frisar que o município de Areia vive outros tempos na gestão pública. Denúncias vazias servem apenas para fortalecer o atual gestor, que busca sempre administrar o município com todo zelo, total dedicação ao serviço público e honestidade, sendo esta uma marca conhecida por toda a população de Areia.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Areia.

16 de setembro de 2019

JOÃO FRANCISCO BATISTA DE ALBUQUERQUE
Prefeito Municipal

Compartilhar