Primeiro caso de morte por sarampo é confirmado em São Paulo

Foto: Agência Brasil

O secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo Medeiros, informa nesta quarta-feira (28), que o primeiro caso de morte por sarampo foi registrado em São Paulo. Trata-se de um homem que não teve o nome nem a idade reveladas. A informação foi dada em Brasília durante reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), evento que Geraldo participa. Ainda segundo o secretário, no Estado de Pernambuco outro óbito está sendo investigado.

A Paraíba também enfrenta casos de sarampo. De acordo com a Secretaria de Saúde, 15 casos são investigados. Até o dia 24 de agosto, foram notificados 50 pessoas suspeitas de sarampo em 17 municípios paraibanos. Ao todo, 24 casos foram descartados.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Quais são os sintomas do sarampo?

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Redação Paraíba Debate

VEJA TAMBÉM:

ALERTA: Sem Transposição, Boqueirão voltará para estado de alerta

Compartilhar