Projeto da UEPB oferece oportunidade de qualificação para comerciantes de shopping popular de CG

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), quer qualificar os comerciantes que atuam no shopping popular Edson Diniz, em Campina Grande. O projeto de extensão “Consultoria Contábil e Gerencial para Micros e Pequenos Empreendedores”, pretende oferecer cursos da capacitação para os lojistas, ajudando-os a saírem da “informalidade”.

Coordenado pela professora do Departamento de Ciências Contábeis, Ednadi Batista da Silva, e pelo professor José Péricles Alves Pereira, o projeto iniciou esta semana o trabalho de campo, mapeando inicialmente a área de atuação dos comerciantes. Executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto visa oferecer cursos de capacitação para os comerciantes do local, incentivando-os a investir em seus negócios com qualificação.

Os estudantes envolvidos no projeto aplicaram um questionamento sobre empreendedorismo, procurando saber, principalmente, as demandas e os cursos que os comerciantes do local gostariam de realizar no processo de qualificação. Como parceiro da iniciativa, o Sebrae forneceu cartilhas com esclarecimentos sobre o micro empreendedor individual e articulou o primeiro contato dos comerciantes com os coordenadores do projeto. Além disso, colocou uma estrutura logística à disposição da UEPB, com o micro ônibus que ficou estacionado em frente ao Edson Diniz para dar suporte aos estudantes e professores envolvidos no projeto.

Dentro do shopping popular, as estudantes Letícia Batista Granjeiro Lira e Maria Angelina Barbosa Valentina dos Santos, do 4º período do curso de Ciências Contábeis, percorreram as lojas, conversaram com os comerciantes e aplicaram o questionário. Ao todo, 10 estudantes estão envolvidos no projeto. “Tem sido uma experiência de campo gratificante. Esse projeto nos possibilita conhecer a realidade dos comerciantes e saber de suas necessidades” comentou Letícia.

A professora Ednadi Batista ressaltou que a primeira etapa do projeto consiste em identificar os micro e pequenos empreendedores do Edson Diniz, descobrir suas prioridades para, posteriormente, oferecer os cursos de capacitação. Uma lista contendo a relação de cursos será apresentada, posteriormente, aos comerciantes.

Os cursos serão aplicados por professores e alunos dos departamentos de Ciências Contábeis e Administração, envolvendo “formação de preço de vendas”, “contabilidade básica”, “educação tributária”, ‘”planejamento tributário”, entre outros assuntos relacionados ao empreendedorismo. A qualificação, conforme destacou a professora Ednadi, envolve a conscientização dos comerciantes para saírem da informalidade e buscar os cursos a serem oferecidos pela UEPB. A proposta da Instituição é estender o projeto para outros espaços comerciais instalados em Campina Grande.

Redação com Ascom

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *