Roda de conversa sobre “Moda Sustentável e Algodão Orgânico” será realizada nesta sexta (27)

Algodão e moda – Foto: divulgação

A Paraíba voltou a investir no algodão orgânico com força. A produção ficou bastante afetada pelas secas que atingiram o Nordeste nos últimos anos. O Estado e órgãos de apoio à agricultura se unem para destacar a produção. Na reestruturação desta cadeia produtiva, a prefeitura de Remigio, no Brejo, realizará a roda de conversa “Moda Sustentável e Algodão Orgânico”. O evento será nesta sexta-feira (27), a partir das 16h30, na sede da prefeitura, no Centro da cidade.

A designer de moda e mestre em negócios internacionais pela Leeds Becket University, Larissa Oliveira Duarte ministrará a conversa. Atualmente, Larissa é mestranda na Universidade de São Paulo (USP), no programa de Têxtil e Moda, onde faz parte do grupo de estudos de Fibras Têxteis.

Ela pesquisa a temática da rede produtiva do algodão orgânico e também os ecossistemas de inovação. Desde 2010, Larissa participa de projetos relacionados ao design e artesanato, comércio justo e processos para sustentabilidade no setor. Também realizou estudos e práticas na Bolívia, Peru, Inglaterra, Guatemala e Portugal. Nesta sexta, ela falará para os produtores do algodão orgânico no Brejo.

A organização do evento é da coordenação do 7º Festival da Cultura Agroecológica, que ocorrerá ainda este ano na Paraíba. Os processos de capacitação dos produtores iniciou no Estado no começo de 2019. A Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão do Estado da Paraíba (Coopnatural), participou de uma reunião na cidade de Sousa, no Sertão, e discutiram a revitalização da produção do algodão orgânico.

Ações – Dentre as diversas ações que estão sendo planejadas e executadas nesta área, desde o dia 7 de fevereiro, a Emater Paraíba ficou responsável por mobilizar os agricultores e prestar assessoria técnica aos empreendimentos. Neste primeiro momento, foi destinada uma área de cultivo de 54 hectares, em Sousa, Aparecida e Marizópolis. Nesta ação, 57 famílias foram beneficiadas.

Dentre as iniciativas em prol da retomada do cultivo está uma parceria firmada pela Coopnatural com empresários paulistas, que garantiu a compra da produção de algodão após o beneficiamento. Outra região que está plantando o algodão orgânico é o Cariri, onde a produção está em áreas ampliadas para a safra 2020. Veja matéria completa do portal Paraíba Debate.

Serviço

Evento: Roda sobre “Moda Sustentável e Algodão Orgânico”;

Local: Prefeitura municipal de Remígio, Centro;

Data: Sexta-feira (27);

Hora: A partir das 16h30.

Redação PB Debate

LEIA TAMBÉM

Saques do FGTS serão retomados nesta sexta (27)

Compartilhar