São Bento decreta feriado municipal no Dia do Redeiro, sexta (6)

Redeiro de São Bento – Fotos: divulgação

A partir desta semana, o dia 6 de setembro será comemorado o Dia do Redeiro na Terra da Rede. É um feriado municipal, criado pelo prefeito de São Bento, no Sertão da Paraíba, Jarques Lúcio da Silva II (DEM), através do Decreto de nº 1099/2019. Nesta sexta-feira (6), a cidade comemora o primeiro feriado do profissional que eleva o nome de São Bento como maior produtora de redes de dormir do Brasil.

As repartições públicas municipais estarão fechadas. O Dia do Redeiro já está inserido no Calendário Oficial do Estado, segundo a Lei 10.567, de 18 de novembro de 2015. Nesta sexta, o município também terá a realização do Desfile Cívico.

Dia de feira só dá rede

Uma das justificativas para homenagear a categoria é, exatamente, a sua importância. O redeiro é o profissional que contribuiu, de forma incisiva, para elevar o nome de São Bento não apenas a nível nacional, como também Internacional, devido alguns chamá-la de Capital Mundial das Redes, por causa da produção no ramo têxtil.

Números – Segundo o Jornal da Paraíba, São Bento produz 12 milhões de redes por ano. A produção é tamanha que as vendas pela Internet têm só crescido. A indústria têxtil da cidade emprega 80% da mão de obra local e o índice de desemprego é perto de 0%, segundo dados municipais. O comércio de redes, mantas, produtos têxteis e insumos de redes é bem movimentado.

O produtor Francisco Nadjan está no ramo desde o início, quando o negócio familiar começou com seu pai, Seu Geraldo, dono de uma das maiores indústrias de redes da cidade. Antes da Internet, ele recebia um pedido por semana e hoje já são mais de 200 no mesmo período, com as vendas pela Internet.

Fontes: Ascom e Jornal da PB

Compartilhar