VEJA: Boqueirão inicia 10ª Festa Literária nesta quarta (11)

Abertura Flibo – Foto: print vídeo

As ruas da cidade de Boqueirão, no Cariri da Paraíba, estiveram repletas de jovens estudantes na manhã desta quarta-feira (11). É o desfile de início da 10ª Festa Literária de Boqueirão (Flibo), que vai até o sábado (14). A Festa tem o tema “Todas as emoções se dão através das palavras”, homenageando o poeta, crítico literário, compositor paraibano, Bráulio Tavares.

“A temática desse ano é para celebrar os dez anos de história da Flibo, considerada a ‘mãe’ de todos os festivais literários da Paraíba. Durante essa década, era o único evento literário do Estado”, comentou a presidente da Associação de Escritoras de Boqueirão (Abes), Mirtes Waleska Sulpino.

Ela filmou a abertura da Festa:

Posted by Mirtes Waleska Sulpino on Wednesday, September 11, 2019

Durante os quatro dias do evento, haverá oficinas e mini-cursos ofertados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e escritores, além de palestras, bate-papo com autores convidados, feira de livros e artesanato.

“Saraus e uma série de atividades que transformará Boqueirão na cidade ‘das Rimas e Letras’. A Flibinho homenageará vários autores do universo infantojuvenil, numa programação diversificada, em parceria com as escolas do município e de cidades circunvizinhas, no ‘Minha Escola na Flibo’. Além das apresentações das escolas, teremos contação de história e oficinas livres na praça”, elencou.

Espaço Nordeste – A novidade dessa edição é o Espaço Nordeste, “Poesia em Verso e Prosa”, um local dedicado à literatura de cordel e à poesia popular, com declamações, encontro de cordelistas e feira de cordéis. “Enfim, mais uma Flibo, mais literatura, mais conhecimento e mais cultura! Tudo isso de forma gratuita e acessível a todos os públicos. Esperamos vocês em Boqueirão”, convidou Mirtes. Veja a programação capacitatória aqui.

Programação geral

Quarta (11)

8h30 Marcha Literária

19h Abertura Oficial com autoridades (Praça da ABES) 19h20 Apresentação Musical: Filarmônica Nossa Senhora do Desterro

19h40 Palestra: Bráulio Tavares, da tradição popular à ficção científica, com Bruno Gaudêncio (Escritor) e João Matias (Escritor)

21h Música na Praça, com a Banda Sona

Quinta (12)

8h30 Minha Escola na FLIBO (Praça da ABES), Apresentação das Escolas, encerrando com a Apresentação do Grupo Contação de Rua

9h Abertura da Exposição: os 70 anos do Suplemento Correio das Artes (EMEF Padre Inácio)

13h30 Minha Escola na FLIBO (Praça da ABES), Apresentação das Escolas, encerrando com a Apresentação do Grupo Contação de Rua

14h30 Bate-papo: A literatura fantástica no Nordeste brasileiro através do livro Riacho do Jerimum, com a Escritora Jadna Alana, com mediação de Rute Rávilla (Local: CIEP)

19h Bate-papo: 10 anos de Flibo, com poetas da ABES e Convidados

20h Bate-papo: Do cordel ao cinema: o Nordeste em Cena, com Hipólito Lucena (Jornalista) e Rosilene Melo (Dra. em Atropologia e pesquisadora da Literatura de Cordel), mediação Stellio Mendes (Editor e Idealizador da FLIC)

21h Música na Praça, com a Banda Baile D’Graus

Sexta (13)

8h30 Minha Escola na FLIBO (Praça da ABES), Apresentação das Escolas

9h30 Bate-papo: Jornalismo Cultural e Produção Literária na Paraíba, com o Jornalista André Cananéa e o Escritor Bruno Ribeiro (Emef Padre Inácio)

10h30 Mesa-Redonda: Da folha de caderno às páginas do livro: quais os caminhos da publicação na educação pública? com Dra. Patrícia Rosas (Professora, REVISTA TERTÚLIA/PROJETO DESENGAVETA MEU TEXTO) Dr. Luciano Nascimento (Professor, EDITOR EDUEPB) e Publisher. Linaldo Bezerra (EDITORA LEVE) (Emef Padre Inácio)

13h30 Minha Escola na FLIBO (Praça da ABES), Apresentação das Escolas

19h Bate-papo: Literatura de Viagem, Dr. Antônio Clarindo (Historiador e Escritor) e Dr. Thélio Farias (Advogado e Escritor), Local: Praça da ABES

20h Cia. Café com Pão de Teatro, com o Espetáculo Griôt, Local: Praça da ABES

21h Música na Praça: Kaline Bertino // Buzão da Farra, Local: Praça da ABES

Sábado (14)

14h Espaço Nordeste: Cariri em Verso e Prosa, com os poetas Tiago Monteiro, Mirtes Sulpino e Jane Luiz Gomes, convidados, poetas Juliana Soares, Sidney Nunes, Anne Karolynne e Gilberto José, Local: Praça da ABES

15h20 Bate-papo literário: As palavras e emoções que conectam os Cariris e os Sertões, com os Escritores Efigênio Moura e Jurani Clementino

16h20 Palco Aberto para poetas declamadores

17h Lançamentos Literários

19h Apresentação Cultural: Companhia Raízes

19h30 Palestra de Encerramento: Todas as emoções se dão através das palavras, Mabel Amorim (Escritora) e Danielly Inô (Professora, Pesquisadora da UEPB e Escritora)

20h30 Apresentação Cultural: Coletivo Cordel Paraíba

21h Música na Praça: Samba Tap // Lara Amélia

Valdívia Costa/ PB Debate

LEIA TAMBÉM

Maturéia recebe segunda edição do Circuito Som nas Pedras

Compartilhar