Câmara Municipal vai realizar Sessão Especial alusiva aos 40 anos do Festival de Inverno de Campina Grande

O vereador Murilo Galdino conseguiu aprovar na Câmara Municipal, a realização de uma sessão especial alusiva aos 40 anos do Festival de Inverno. O evento acontece tradicionalmente durante o mês de agosto e anualmente enfrenta problemas financeiros. No início do mês de julho, a comissão organizadora emitiu uma nota através da qual expõe as dificuldades para a realização desta edição. O edital para a seleção dos espetáculos, não será publicado e o evento deverá contar com atrações convidadas.

De acordo com o documento assinado pela fundadora e Diretora Geral do Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) e presidente do Solidarium, Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, Eneida Agra Maracajá, o FICG enfrenta dificuldades para obter recursos em nível federal e estadual. “Estamos entrando no segundo semestre e o Ministério da Cultura não abriu nenhum edital”, disse.

Eneida explicou que apesar do festival ter sido aprovado por anos consecutivos na Lei Rouanet, nunca conseguiu captar recursos junto a iniciativa privada, por causa do perfil do evento, voltado a arte e educação. Ela também citou a ausência do governo do Estado, que através da Secretaria Estadual de Cultura informou que não poderá atender o pleito da comissão organizadora, que justificou a carência de recursos por causa da crise hídrica.

Apesar da edição comemorativa, o FICG passa por um dos momentos mais difíceis, com a repercussão da crise hídrica e da economia nacional. A poucos dias do mês de agosto, a programação do Festival de Inverno ainda não foi fechada e a única confirmação é de que sua duração será novamente reduzida e será realizado unicamente na Praça da Bandeira de Campina Grande de 15 a 23 de agosto deste ano.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *