VÍDEO: Tumulto deixa feridos no cadastro de comerciantes para festa da Padroeira de João Pessoa

Imagem: Reprodução

O cadastro de comerciantes que desejam trabalhar na Festa das Neves começou nesta terça-feira (09) com tumulto no Centro de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), em João Pessoa. Os comerciantes teriam entrado em confronto com a Guarda Municipal no momento de distribuição das fichas.

De acordo com Márcia Almeida, presidente da Associação de Ambulantes da capital, as fichas começaram a ser distribuídas às 05h, mas a ordem não foi respeitada, sendo outras pessoas atendidas preferencialmente. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), informou que a confusão teria começado por insatisfação dos ambulantes devido à quantidade de vagas, que diminuiu em relação ao ano passado.

O número de inscrições, na edição 2019 da festa, é limitado a 200 comerciantes. No entanto, conforme relata Márcia Almeida, um grupo que chegou ao local após a distribuição das fichas teria sido atendido primeiro.

Em reação, os comerciantes reclamaram da atitude e houve um início de confusão no local. Conforme a Associação de Ambulantes, a Guarda Municipal teria usado spray de pimenta para dispersar as pessoas. Pelo menos duas mulheres tiveram ferimentos na cabeça e foram atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Um homem passou mal. Alguns comerciantes foram encaminhados para a Central de Polícia Civil.

Segundo a Sedurb, a diminuição das vagas faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), que disciplina a organização da Festa das Neves para preservação do patrimônio histórico no Centro de João Pessoa.

Confira o vídeo do Portal T5:

A reportagem tentou falar com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, responsável pela Guarda Municipal, mas não conseguiu contato.

Redação Paraíba Debate com informações do G1 e Portal T5

VEJA TAMBÉM:

Professor suspeito de assediar alunas é afastado da rede pública de ensino

Compartilhar