UPA do Alto Branco, em Campina Grande, passa a oferecer serviço odontológico nos finais de semana

O prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) anunciou a consolidação de uma de suas promessas de campanha: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Raimundo Maia, do Alto Branco, iniciou um serviço odontológico de urgência nos finais de semana. O objetivo é garantir atendimento nos casos emergenciais, já que as Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Centros de Saúde não funcionam durante o final de semana.

O plantão odontológico funcionará nos fins de semana das 8h à meia-noite, aos sábados e aos domingos. Os dentistas atendem casos enquadrados como urgência e emergência. “A ideia é realizar o atendimento emergencial e solucionar aqueles quadros de pacientes que não podem aguardar pelo atendimento de rotina da semana nas unidades básicas”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Atualmente, 54 Unidades Básicas de Saúde têm equipes de Saúde Bucal, o que representa mais da metade das unidades com atendimento odontológico. Além disso, o Município tem seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), que atendem casos de maior complexidade. Na última semana de dezembro, também foi entregue mais um CEO, o do Centro de Saúde do Catolé.

Outro serviço importantíssimo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde é o atendimento odontológico às pessoas com deficiência. O trabalho vinha sendo desenvolvido no Hospital Municipal Pedro I, mas foi interrompido por causa da pandemia da Covid-19 e será retomado em breve.

Veja também:

Compartilhar