Mais de 54 mil paraibanos serão imunizados com primeira remessa da CoronaVac; confira os grupos prioritários

A primeira remessa da CoronaVac – vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – deve chegar na Paraíba em voo da Latam às 15h25 desta segunda-feira (18), será usada para imunizar 54.689 paraibanos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Assim que as 92.960 doses chegarem, elas serão distribuídas para os municípios.

Serão vacinados nos próximos dias 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas em instituições e 120 pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas, além de 42.925 profissionais de Saúde.

A quantidade de profissionais que poderão ser vacinados corresponde a apenas 34% dos 111.453 trabalhadores da Saúde na Paraíba. Neste primeiro momento terão preferência para receber o imunizante, os profissionais que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19.

“A vacinação de apenas 34% dos trabalhadores da Saúde exige que nós tenhamos um foco em vacinar aqueles que estão no fronte do enfrentamento da doença Covid-19. Inicialmente serão vacinados os trabalhadores da saúde que trabalham em UTIs Covid e enfermarias. Isso proporcionará aos 34% dos trabalhadores de Saúde que estão mais expostos serão vacinados com preferência”, destacou o secretário e médico, Geraldo Medeiros.

As 92.960 doses da CoronaVac enviadas só dariam para imunizar 46.480 pessoas, considerando que cada um deve ser vacinado duas vezes para a plena eficácia do imunizante. A Secretaria de Saúde, porém, afirmou que as 16.418 doses que ficarão faltando serão entregues em breve.

Veja também:

Compartilhar