Em sessão presencial, ALPB elege novos integrantes e empossa Mesa-Diretora para o biênio 2021-2022

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (1º), a posse da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. Os deputados João Gonçalves e Tovar Correia Lima foram eleitos para compor a nova Mesa Diretora da Casa, nos cargos vagos de primeiro secretário e de segundo vice-presidente, respectivamente.

O ato ocorreu em sessão preparatória para posse dos parlamentares eleitos e instalação do segundo biênio da 19ª Legislatura, que foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB).

Antes de iniciar a votação, o presidente Adriano Galdino explicou o motivo da não realização da abertura dos trabalhos na sede oficial da ALPB. O deputado ressaltou que o Regimento Interno da Casa prevê, em seu artigo 1º, parágrafo único, que “havendo motivo relevante, ou de força maior, o Poder Legislativo poderá, por decisão da Mesa Diretora, reunir-se em outro edifício ou em outro ponto diverso do território paraibano”.

Adriano Galdino destacou ainda o empenho de todos os servidores da Assembleia para a realização da sessão, com todos os protocolos sanitários para evitar a propagação do covid-19. O parlamentar também confirmou a realização de uma sessão remota nesta terça com a participação do governador João Azevêdo, que vai proferir a mensagem do chefe do Executivo ao Poder Legislativo.

Ao avaliar os trabalhos da Assembleia Legislativa no ano de 2020, o deputado Tião Gomes, que passou a responder pela primeira Vice-Presidência da ALPB no biênio 2021/2022, observou que a Casa de Epitácio Pessoa teve uma produção recorde, e até melhor que outras legislaturas em que não se viveu situação tão grave quanto a pandemia do coronavírus. Ele atribuiu o sucesso ao fato da Mesa Diretora da Casa estar bem e atuando em harmonia. “Nós tivemos um ano muito difícil, mas não deixamos de trabalhar. Produzimos mais do que nos outros anos todos, o que mostra o trabalho dos deputados sob a presidência do deputado Adriano Galdino que gosta de produzir”, pontuou.

Já o deputado João Gonçalves, eleito para a 1ª secretaria, agradeceu a todos pela lembrança. “Obrigado aos colegas que se dispuseram a colocar o meu nome e me escolher como primeiro secretário. Estou pronto para contribuir para melhorar cada vez mais todas as ações da nossa Assembleia Legislativa”, destacou.

WhatsApp Image 2021-02-01 at 11.41.50

Votação

As votações aconteceram em uma mesma cédula de papel, onde os parlamentares escolheram os nomes das duas vagas restantes para a Mesa Diretora e colocaram o voto em uma urna. Com o apoio das lideranças da situação e oposição, os votos foram contabilizados e João Gonçalves foi eleito como 1º secretário com 24 votos e Tovar obteve 35 votos para a 2ª vice-presidência. O deputado Edmilson Soares solicitou fazer seu voto por drive-thru, que foi avaliado, votado e aprovado pelo plenário, levando em consideração os problemas de saúde que o parlamentar teve no ano passado.

Como ficou a Mesa Diretora

O deputado Adriano Galdino permanece presidente da Casa de Epitácio Pessoa, pois foi eleito para os dois dois biênios. Completam a Mesa Diretora de 2021 e 2022 os seguintes deputados: Tião Gomes- 1º vice-presidente; Tovar Correia Lima– 2º vice-presidente; Felipe Leitão – 3º vice-presidente; Galego Souza – 4ª vice-presidente; João Gonçalves– 1º secretário; Bosco Carneiro – 2º secretário; Dra Paula Francinete – 3º secretário; Anderson Monteiro – 4º secretário; Camila Toscano- 1º suplente; Moacir Rodrigues – 2º suplente; Caio Roberto – 3º suplente e Walber Virgolino – 4º suplente.

Compartilhar