Áreas de cultura e esporte ganham destaque na gestão Eliane Galdino

Com apenas um mês e 15 dias, a gestão da prefeita Eliane Galdino tem conseguido mudar o perfil de Pocinhos, com ações em todos os setores da administração pública, com especial atenção à saúde, infraestrutura e educação. Mas não só estes setores estão sendo privilegiados e a cultura e o esporte, anteriormente relegadas na gestão passada, já vem ganhando papel de destaque.

De acordo com o secretário adjunto de Cultura e Esportes, o poeta Tiago Monteiro, os trabalhos foram iniciados com a visitação de alguns equipamentos culturais, a exemplo do auditório do Colégio Padre Galvão e do Cine São José, prédios abandonados que devem ser recuperados.

Ainda no mês de janeiro foi realizado o Festival de Cinema Sebastião Vasconcelos com a exibição de quatro filmes produzidos por pocinhenses selecionados na Lei Aldir Blanc.

No dia 28 de janeiro foi realizada lançamento da exposição de artesanato Pocinhos Mostra Pocinhos com uma homenagem à artesã Virgília Porto, que tem 100 anos de idade. A exposição permanece em cartaz na Secretaria Municipal de Cultura e consiste no revezamento de artistas mensalmente.

No início começo de fevereiro, a Semana de Aldir Blanc de Formação Cultural com cinco oficinas (dança, folclore, áudio, partitura e biscuit) e uma grande audiência.

Em breve será lançada a Escola Municipal de Artes que oferecerá dois cursos gratuitos, aula de canto e coral e literatura de cordel. “Além destas ações estamos mantendo o diálogo com a Secretaria de Cultura do Estado, o Ministério da Cidadania e com os artistas locais para realização de eventos e apoio a eventos que já são realizados por eles”.

No Esporte, a pasta também iniciou os trabalhos visitando os equipamentos de prática esportiva, a exemplo, a exemplo do estádio “O Galdinão”, onde já foram feitas melhoras, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, o Estádio “O Adrianão” que em breve passará por melhorias.

No estímulo à prática do esporte como instrumento de transformação social, a gestão deu apoio a um time de crianças e jovens talentos que foram levados à Campina Grande e Cabedelo, onde participaram de peneiras de times de futebol. “Já estamos mantendo mantendo diálogo com os praticantes de atletismo para garantir o apoio às competições que eles irão participar e ao futebol feminino, para o qual já conseguimos bola para dois times”.

De acordo com Tiago, na área de esportes, a secretaria está nos preparativos para a Copa Pocinhos de Futsal e a Copa Pocinhos de Fut7.

Compartilhar