É AGUA: Campina Grande registra chuvas intensas na manhã desta quarta-feira (17)

A Quarta-Feira de Cinzas começou com uma grande chuva por volta das 6h30 e duração de aproximadamente 30 minutos em Campina Grande. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há alertas de chuvas intensas para 209 cidades da Paraíba hoje (17). No total, são 86 municípios em alerta laranja de perigo de chuvas intensas, 33 em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas e 114 em um novo alerta amarelo de perigo potencial de chuvas. Ao todo, 24 cidades se repetem nos avisos.

No caso das cidades em alerta laranja de perigo de chuvas, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora. Nesses municípios, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para esses municípios, o órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, as pessoas não abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Nas cidades em alertas amarelos de perigo potencial de chuvas, a previsão é de que chova entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os cuidados devem ser os mesmos recomendados para os municípios com aviso laranja.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Fonte: G1

Compartilhar