Após um ano com comportas da Transposição fechadas, Rio Paraíba voltará a receber água do São Francisco

O leito do Rio Paraíba voltará a receber água do projeto de Transposição do Rio São Francisco, depois de um ano do fechamento das comportas, em Pernambuco. A informação da liberação da água do Eixo Leste, em Monteiro, foi dada por meio de nota do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A abertura das comportas em Pernambuco, com água chegando com mais volume à Paraíba, acontece no dia que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passa pelo Estado, em Campina Grande, um dos principais municípios beneficiados pela Transposição.

Acesse: Na volta à Paraíba, Bolsonaro para em Boqueirão e provoca mais aglomerações

A medida atende solicitação feita em 12 de fevereiro pela Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) da Paraíba e depois de reclamações da classe política.

Justificativa da paralisação 

Em decorrência das chuvas abundantes, em 2020, o bombeamento do Projeto São Francisco na região havia sido interrompido no segundo trimestre, já que os reservatórios apresentavam segurança hídrica.

Na fase atual, em que a operação comercial não está formalizada, o Projeto São Francisco prioriza situações emergenciais.

Veja também:

Compartilhar