Tem início nesta terça-feira (2) vacinação de idosos entre 80 e 89 anos em Campina Grande; confira os locais

Os idosos com idade entre 80 até 89 anos começarão a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta terça-feira, 2 de março, pelo sistema drive-thru. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, conforme planejamento definido com o Comitê Municipal de Imunização.

A vacina será ofertada em larga escala para idosos de 85 a 89 anos e para públicos específicos de idosos de 80 até 84 anos de idade. A Secretaria de Saúde também vai imunizar os idosos de instituições de longa permanência que ainda não receberam a vacina.

Drive-thru – Na terça-feira, dia 2, será realizada a vacinação no sistema drive-thru para idosos de 85 a 89 anos. Na quarta, dia 3, o drive-thru será voltado para idosos de 80 a 84 anos de idade. Para cada dia foram destinadas 800 vagas e os interessados devem fazer o agendamento pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br. As ações de drive-thru acontecem no estacionamento do Clube Campestre, das 8h às 16h, e apenas as pessoas que fizeram o agendamento serão atendidas.

Pontos fixos – Na quarta-feira também serão abertos mais de 30 pontos fixos de vacinação, que serão destinados exclusivamente para pessoas de 85 a 89 anos. Para receber a vacina nestes postos não precisa fazer agendamento, basta procurar o local levando documento de identificação pessoal oficial e cartão do SUS.

Os pontos fixos serão reservados para a faixa etária de 85 a 89. Para este público, a Secretaria Estadual de Saúde enviou 3.160 doses, número que é suficiente para imunizar todas as pessoas nessa faixa de idade do município. Por isso, além da vacinação no modelo drive-thru, a vacina também será ofertada para estes idosos em pontos descentralizados.

Ou seja, nos 31 postos montados nas escolas e nas unidades de Sauúde não serão vacinados os idosos de 80 a 84 anos. Essa medida foi tomada porque o quantitativo de doses enviado para este público é suficiente para imunizar apenas 26% dessas pessoas. São mais de 5 mil idosos de 80 a 84 anos e foram enviadas apenas 1.660 doses para este público.

Dessa forma, serão ofertadas 800 vacinas no drive-thru e o restante será aplicado nas casas dos idosos acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde que têm dificuldade de locomoção. “Estamos tendo esse cuidado de escalonar a vacina dos idosos de 80 a 84 anos porque não tem doses para todos, por enquanto”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Casas de permanência – Durante esta próxima semana também serão imunizados os idosos das casas de longa permanência que ainda não receberam a vacina. Em Campina Grande são 17 instituições, mas apenas 3 têm cadastro junto ao Ministério da Saúde e, por isso, o município recebeu inicialmente apenas 160 doses para este público, mesmo tendo 467 pessoas idosas vivendo em abrigos. Agora, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar a vacinação dessas pessoas.

Cronograma de Vacinação:

Idoso de 85 a 89 anos de idade

2 de março – drive-thru (agendamento no site)

3 de março – 31 pontos de vacinação (Não precisa de agendamento)

Idosos de 80 a 84 anos de idade

3 de março – drive-thru (agendamento no site)

4 a 12 de março – Vacinação exclusiva dos idosos com dificuldade de locomoção nas residências (Não precisa de agendamento).

Pontos fixos de vacinação para idosos de 85 a 89 anos no dia 3 de março:

Escola Municipal Doutor Assis Chateaubriand;

Complexo Plínio Lemos;

Escola Municipal Liliosa Barreto;

Escola Municipal José Tavares;

Escola Municipal Manoel F. Mota;

Escola Municipal Professora Francisca Zena;

Creche Municipal Isabele Barbosa;

Escola Municipal Epitácio Pessoa;

Escola Municipal Willian Souza Arruda;

Creche Municipal Carla Medeiros;

Creche Municipal Maria Ceci;

Escola Municipal Maria das Vitórias;

Escola Municipal Pedro Guilhermino;

Escola Municipal Estelita Cruz;

Escola Municipal Antônio Mariz (CEAI);

Escola Municipal Apolônia Amorim;

Escola Municipal Melo Leitão;

Escola Municipal José Guilhermino;

Escola Estadual Raul Córdola;

UBS Saíde Benjamim Barbosa;

Escola Municipal Lafaiete Cavalcante;

Policlínica Luzia Dantas (Malvinas);

Escola Municipal Tiradentes;

CEAI Municipal;

UBS Estreito;

UBS Paus Brancos;

Escola Municipal São Clemente;

Clube de Mães de São José da Mata;

Escola Municipal Maria Salomé;

UBS Odete Leandro (UEPB);

Escola Municipal Luís Gil.

Veja também:

Compartilhar