Protagonismo feminino no Avante da Paraíba abrange vários municípios com representantes no legislativo e executivo

As mulheres representam 20% dos eleitos pelo Avante no último pleito municipal na Paraíba, com distribuição em todo o Estado e representação nas câmaras municipais e prefeituras. O protagonismo feminino começa pela presidência estadual do partido, sob o comando da prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino. No município da presidente do Avante Mulher Paraíba, Anna Virgínia Matias, prefeita de Juazeirinho, mais duas mulheres ocupam cargos de destaque – a vice-prefeita Sandra Paulino e a presidente da Câmara Municipal, Nilda.

De acordo com a presidente estadual do partido, Eliane Galdino, as últimas eleições mostraram que o partido tem filiadas dispostas a contribuir com o desenvolvimento do município e o Estado. “Somos mulheres comprometidas com toda a sociedade e com políticas públicas para reduzir as injustiças de gênero e promover justiça social e desenvolvimento nos lugares onde exercemos influência na comunidade ou na administração pública”.

A presidente do Avante Mulher Paraíba, Anna Virgínia Matias também reforçou o fortalecimento e atuação feminina no partido. “Nós mulheres temos muito a colaborar tanto no legislativo, quanto na administração pública e estamos continuamente desbravando espaços. O nosso objetivo é ampliar esta participação e mostrar perfis de atuação que nos dá cada vez mais orgulho de quem somos e a diferença que podemos fazer”.

Segundo a presidente nacional do Mulher Avante, a mineira Carol Canabrava, a participação da mulher cresce a cada pleito e a Paraíba é um destes exemplos. “Somos a maioria da população. É através do aumento da nossa participação que vamos avançar e consolidar políticas públicas que olhem por nós e defendam nossos interesses. Não é mais possível viver em um mundo onde homens e mulheres compartilham a responsabilidade, custos e benefícios da modernidade, mas que ainda seja governado pela maioria de homens”, disse.

Nas últimas eleições as seguintes mulheres foram eleitas vereadoras (entre elas algumas presidentes de casas legislativas): Vanilda (Areia), Aluska Martiniano e Wanne Nóbrega (Assunção), Fofa e Cida Lacerda (Curral Velho), Jo da Ilha e Nilda (Juazeirinho), Cinalva de Diassis e Isabella Teixeira (Juru), Jossânia de Zezinho Bodeiro (Pedras de Fogo), Mônica de Nazaré (Pocinhos), Aurélia Anacleto (Poço José de Moura), Adriana de Nehemias (São José de Princesa) e Ceinha de João Quintino (Santana de Mangueira).

Além de Sandra Paulino em Juazeirinho, o Avante elegeu as seguintes vice-prefeitas: Jackeline de Nilson prefeita de Tacima, Ciene Berto, vice prefeita de Santana de Mangueira e Gisele Agripino, vice-prefeita de Puxinanã.

Compartilhar