Com regulação de leitos Covid de Campina estadual, fila de espera por UTI é zerada na Paraíba

A fila de pacientes com Covid à espera de um leito de UTI na Paraíba foi zerada na manhã deste sábado (27), situação alcançada após a Justiça determinar que os leitos de Campina Grande entrassem na regulação do Estado, através do Centro Estadual de Regulação Hospitalar.

Para se ter uma ideia, domingo passado (21), um dia antes da decisão judicial, a 1ª Macro que compreende pacientes de João Pessoa e região tinha 61 pessoas na fila aguardando uma vaga de UTI e a 3ª Macro referente ao Sertão estava com 7 pacientes aguardando por uma vaga na UTI.

O Ministério Público Federal (MPF) também havia instaurou procedimento para analisar se estaria ocorrendo suposta violação da sistemática de regulação implementada pela Secretaria de Saúde de Campina Grande, para o encaminhamento de pacientes infectados pelo Coronavírus já que enquanto pacientes e outros lugares do Estado precisavam de vaga para serem internados, Campina Grande possuía muitas vagas disponíveis.

Diariamente, a cidade mantinha uma média de 40 a 50 vagas diárias de leitos de UTI disponíveis, segundo próprio boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Redação Paraíba Debate

Veja também:

Compartilhar