Primeiro caso de Covid-19 em Campina Grande completa um ano; 365 dias depois, município ultrapassa 24 mil infectados

No dia 27 de março de 2020 a Secretaria de Saúde da Paraíba confirmava o primeiro caso de Covid-19 em Campina Grande, cerca de 10 dias depois da primeira notificação no Estado. De acordo com o boletim epidemiológico daquele dia, o infectado pelo novo Coronavírus era um homem de 42 anos de identidade não revelada. Ele ficou internado em hospital privado por uma semana e quando a contaminação havia sido confirmada já estava de alta médica.

Naquele momento da pandemia, a Paraíba contabilizava 9 casos, sendo 5 de João Pessoa, um em Igaracy, um em Sousa e este de Campina Grande, e não tinha óbitos. Hoje o Estado passou de 252 mil testes positivos para o Coronavírus com casos em todos os municípios e 5.452 vidas perdidas. Atualmente a Rainha da Borborema tem 24.045 casos notificados, 610 mortes e mais 22 mil pessoas recuperadas.

365 dias depois do primeiro caso em Campina Grande, a cidade vive novamente um período de mais restrições por conta do aumento do contágio, de internações e óbitos no Brasil, que nesta sexta-feira (27), por exemplo, bateu seu próprio recorde com 3.650 pessoas mortas por Covid-19 em 24 horas. A vacinação começou há cerca de 2 meses priorizando idosos e alguns profissionais de saúde.

Autoridades sanitárias seguem recomendando o distanciamento social, e se possível, o isolamento, além do uso de máscara e frequente higienização das mãos, pois também estamos convivendo nas últimas semanas com as novas variantes do Coronavírus.

Redação Paraíba Debate

Veja também:

Compartilhar