Aprenda a identificar o potencial de valorização de um imóvel

A avaliação do valor de um imóvel é uma coisa que mesmo aqueles que não entendem do assunto sabem que há alguns critérios que, ao menos superficialmente, são relativamente sim, como o estado em que se encontra o espaço, o nível de qualidade de construção e coisas do tipo. No entanto, terreno em condomínio ou qualquer outro local é diferente.

Não obstante, por possuir uma composição distinta e normalmente não deterem nenhuma construção, é mais complexo definir quais são os critérios que apontam para o potencial de um terreno. Assim, se a pessoa não souber como identificar a qualidade e o potencial de valorização de um terreno, pode acabar se prejudicando.

Sendo assim, confira adiante alguns dos elementos mais importantes para definir o valor e potencial de um terreno.

Quais critérios usar para avaliar um terreno e como fazê-lo?

Mesmo que se valha de um profissional para fazer essa avaliação, você pode e deve acompanhá-lo a fim de se inteiramente sobre o andamento das coisas para o terreno que você intenciona adquirir. Os fatores são vários, mas alguns dos mais relevantes e determinantes são:

·         Situação legal do terreno

É crucial que o terreno em questão esteja com a documentação ok e isso tanto para construir algo nele posteriormente, quanto para financiá-lo e assim não se enfrentar nenhum problema junto da prefeitura ou qualquer outro órgão.

·         Tamanho

Terrenos de tamanhos maiores dão vazão a uma gama de possibilidades para quem comprar, sob a condição de que elas residam dentro daquilo que o local permite. Desse modo, quanto maior for o terreno, mais elevado será o seu preço, apesar disso ser influenciando também pela região na qual ele se encontra.

·         Localização

A região na qual o terreno se situa está intimamente ligada com o seu valor, uma vez que igualmente impactará nos valores dos imóveis ali construídos. Normalmente, os que se encontram em regiões mais centrais são os mais valorizados

·         Potencial de valorização

Ainda relacionado com a região onde o terreno está, é fundamental verificar quais são as chances de que ele se valorize com o decorrer do tempo. Quanto maior for esse potencial, mais poderá ser o valor cobrado e maior o lucro.

Como identificar o potencial de valorização de um terreno/lote?

Não é errado reforçar que adquirir um terreno se caracteriza como um investimento de valor elevado. Logo, a primeira coisa que deve ser feita é analisar o potencial de valorização dele. É claro que isso pode ser ainda melhor, mais preciso, profundo e completo com um profissional especializado. No entanto, se isso não for possível, você mesmo pode fazer isso.

Tudo o que você precisa fazer é circular um pouco pela região e fazer uma pesquisa como é ou como pretende ser o comércio local. Fale com a vizinhança, com os donos de comércios, a nível de exemplo, é uma boa maneira de se conseguir esse tipo de informação.

Averigue também se existe alguma previsão para surgimento de empreendimentos, metrô, linhas de ônibus, shoppings ou faculdades perto dos terrenos à venda em João Pessoa que estão sendo analisados.

E o que levar em consideração para conhecer o potencial de valorização de um imóvel? Confira logo abaixo:

  • Localização

A localização de um terreno não ajuda somente a definir o seu valor em si, mas também o seu potencial de valorização. Quando alguém procura uma casa ou apartamento, inicia sua pesquisa pelas regiões nas quais deseja morar. Afinal, é a localização que determina o acesso a serviços, produtos e assim por diante.

Isso vale, obviamente, para os terrenos. Quem pretende comprar um terreno ou deseja construir um imóvel residencial/comercial ali ou pretende vende-lo; esse futuro comprador certamente construirá um imóvel ali.

Ou seja, de todo modo, quanto mais valorizada uma região, não só os imóveis em si terão um preço maior, mas os terrenos também. Para se ter uma noção, um terreno em um bairro de alto padrão pode ser mais caro que uma construção finalizada em um bairro menos cotado.

·         Infraestrutura

Não se deve confundir infraestrutura com localização. A infraestrutura diz respeito a existência de estabelecimentos comerciais e serviços que proporcionam mais conforto, praticidade, comodidade e facilidades no cotidiano do proprietário, recordando que estabelecimentos podem acabar fechando no decorrer do tempo.

Como exemplo desses estabelecimentos podemos citar supermercados, padarias, shoppings, bancos, estacionamentos, bares, escolas, centros comerciais, hospitais e até mesmo academias e parques.

·         Acesso

Hoje em dia, a questão do tempo é essencial e pode ser um “ladrão” de qualidade de vida, a depender do caso. Por esse motivo, a facilidade em se entrar e sair, ou seja, o grau e a facilidade de acesso pode definir igualmente e valorização de um terreno.

Nesse sentido, averigue quais são as vias de acesso e de que modo funciona o transporte público para estipular a facilidade com a utilização de meios particulares de locomoção ou então opções públicas e coletivas, como ônibus, trens e metrô.

·         Segurança

O fato de uma dada região ser segura, com policiamento constante, um bom contingente de delegacias ou até mesmo a existência de imóveis com vigilância 24 horas por perto, pode determinar o valor do imóvel.

Afinal, certamente ninguém iria querer comprar um terreno, para posteriormente construir algo em uma região onde os níveis de criminalidade são muito altos, se há muita violência, roubos e assaltos na área.

·         Condições do terreno

Sem sombra de dúvida, as características físicas de um terreno são levadas em conta e são um dos elementos objetivos que adentram no cálculo de valorização da região. Juntamente com a localização, é o critério mais elementar a ser levado em consideração.

Nesse contexto, é preciso verificar a metragem do terreno, se o terreno é plano ou precisa de terraplenagem, se é preciso drenar o terreno e assim por diante.

Compartilhar