Após sete semanas, Campina Grande volta para bandeira amarela do “Novo Normal Paraíba”

A 23ª avaliação do ‘Plano Novo Normal Paraíba’ traz um expressivo crescimento no número de municípios paraibanos na bandeira amarela, entre eles Campina Grande, que no início de março havia entrado na classificação laranja indicando crescimento de casos, óbitos e ocupação alta de leitos Covid. Destaque também para João Pessoa, referência da 1ª Macro. Agora são 187 cidades, o que equivale a 84% da Paraíba em amarelo. O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (19). 

O período entre a 22ª e 23ª avaliações mostrou uma tendência de redução das taxas de transmissibilidade e de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva adulto em toda a Paraíba. Além da importante transição para bandeiras amarelas, oito municípios também se destacam por saírem da bandeira vermelha para a laranja, que atualmente representam 16%. Apenas cinco municípios seguem na bandeira vermelha, que são: Prata, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São Mamede e Uiraúna. Assim como na 22ª avaliação, a Paraíba continua sem municípios na bandeira verde. 

Mapa-23-avaliacao.png
Imagem: Divulgação

A 23ª avaliação também traz um recorte de como está a campanha de vacinação contra Covid-19 na Paraíba. O Estado é o 3º ente federativo em número de doses aplicadas, tendo uma razão média de aplicação de mais de 13% de primeiras doses em relação à população estadual.

O secretário Daniel Beltrammi diz que já é possível ver os efeitos da vacinação por meio da redução em 11% das internações dos idosos, e 12% daqueles com mais de 80 anos. Ele reforça que, uma vez vacinadas, as pessoas devem continuar seguindo rigorosamente as recomendações quanto a proteção individual e coletiva.

Confira a avaliação na íntegra:

Lista dos municípios com bandeira vermelha;

Lista dos municípios com bandeira laranja;

Lista dos municípios com bandeira amarela.

Veja também:

Compartilhar