Profissionais estão sendo treinados para aplicar vacina da Pfizer em João Pessoa; doses chegam no final deste mês

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa iniciou a capacitação de profissionais que estão trabalhando na campanha de imunização contra a Covid-19, em relação às normas técnicas e de administração para uso da vacina da fabricante Pfizer-BioNTech. As orientações foram dadas pela equipe do Ministério da Saúde (MS) e a previsão é que o imunizante chegue às capitais no final deste mês de abril.

A capacitação está sendo realizada de forma online e vai acontecer por mais dois dias – 20 e 23 de abril. As turmas foram divididas em quatro, cada uma com 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacina da rede municipal de saúde.

“É importante que os profissionais convidados participem da capacitação, pois será mais um imunizante sendo administrado para garantir a segurança da população. Considerando também que tanto a forma de uso como o armazenamento das doses deste fabricante é diferenciado”, esclareceu o enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgulino. “Trata-se de um imunobiológico que se apresenta em forma de liófilo, ou seja, de pó, que deverá ser preparado antes de sua administração. O armazenamento inicial é diferenciado”, completou.

Assim como as vacinas da Oxford/AstraZeneca e do Butantan/Coronavac, as mulheres gestantes, puérperas e pessoas menores de 16 anos não fazem parte do grupo para imunização da vacina Pfizer. A tecnologia deste imunizante também é diferente, baseado no RNA mensageiro ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2.

Ainda, conforme informações técnicas, o imunizante deste fabricante deve ser aplicado de forma intramuscular em duas doses, com um intervalo de três semanas para completar o esquema vacinal e garantir a imunização proposta.

Compartilhar