Artista da MPB, natural de Campina Grande espera vaga em CTI no Rio de Janeiro

Um dos artistas mais importantes da soul music brasileira, está à espera de uma vaga numa CTI do Rio de Janeiro. Com 77 anos, o artista que fez sucesso nas décadas de 70 e 80 compondo clássicos da MPB que ficaram famosos na sua voz e de cantores conhecidos do grande público, Genival Cassiano dos Santos, conhecido simplesmente como Cassiano, é natural de Campina Grande e morou no bairro de José Pinheiro.

Cassiano é autor de canções como ‘É Primavera”, que ficou famosa na voz de Tim Maia, A Lua e Eu, Mister Samba, Eu Amo Você, Morena, entre outros sucessos que foram gravados por cantores como Cláudio Zoli, Alcione e Gilberto Gil.

Compositor, cantor e guitarrista, Cassiano viveu parte da infância em Campina e ainda criança foi morar no Rio de Janeiro com a família que migrou para a cidade maravilhosa, como milhares de nordestinos da época.

Foi seu pai quem lhe ensinou as primeiras noções de violão e bandolim. As aulas recebidas do seu pai lhe abriram as portas para iniciar sua carreira artística na Década de 1960.

No ano de 1969, participou como guitarrista no primeiro disco lançado por Tim Maia. Nesta mesma obra, Tim Maia cantou dois dos maiores sucessos.

Cassiano gravou o LP “Imagem e Som” em 1971, “Apresentamos o Nosso Cassiano”, em 1973, pela gravadora Odeon e em 1976 “Cuba Soul”, quando alcançou o ápice como cantor e compositor, quando interpretou seus maiores sucessos (letra em parceria com Paulo Zdanowski), as músicas “A Lua e Eu” (1976)”, tema da novela “O Grito” e, no ano seguinte com “Coleção”, incluída na trilha sonora da novela “Locomotivas”, ambas da Rede Globo de Televisão.

Em 1978 interrompeu a carreira de intérprete por motivos de saúde, ele precisou retirar um dos pulmões, mas continuou compondo sucessos, voltando a gravar em 1991, quando participou do ‘songbook’ da editora Lumiar dedicado a Noel Rosa e lançou o LP “Cedo ou Tarde” (Columbia), com participação de Ed Motta, Sandra de Sá, Marisa Monte, Djavan entre outros, que mesclou antigos sucessos e composições inéditas como “Know-how”.

De acordo com os amigos, o artista vive dos direitos autorais de suas canções, já que as músicas de sua autoria nunca deixaram de ser sucesso. Recentemente o grupo de pagode Pixote regravou “A Lua e Eu” e a cantora Ivete Sangalo incluiu a música “Coleção ” em um dos seus CDs.

O compositor está internado na UPA de Copacabana com um quadro de problema pulmonar. Ele teve uma parada cardíaca na unidade hospitalar e foi intubado. O compositor espera por uma vaga em um leito de CTI não Covid-19. 

O vídeo abaixo relata um pouco da biografia do compositor:

Com O São Gonçalo e Retalhos Históricos

Compartilhar