Campina Grande suspende aplicação de 2ª dose em idosos por falta de CoronaVac; vacinação de profissionais da saúde registra filas e aglomerações

A aplicação das segundas doses da vacina contra Covid-19 em idosos foi suspensa nesta segunda-feira (26), em Campina Grande. O município recebeu o repasse de apenas metade do total de novas doses da CoronaVac enviadas pelo Ministério da Saúde em um lote extra, no último sábado (24), informou a Secretaria de Saúde.

Como muitas pessoas estavam com doses em atraso, as primeiras 5.390 doses recebidas já foram aplicadas. A mesma quantidade de imunizantes está a caminho do município, somando o total de 10.780 doses, repassadas após decisão judicial.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a divisão foi adotada para agilizar o envio emergencial da nova remessa ainda no sábado.

Por isso, a vacinação desse público está prevista para ser retomada a partir das 17h, na Pirâmide do Parque do Povo. Em algumas Unidades de Saúde também não há mais vacina. Nelas, a ação não será retomada nesta segunda.

Foto: Arthur Felipe

A falta causou transtornos para alguns idosos que procuraram o atendimento no início desta segunda e não conseguiram receber a dose de reforço. Filas e aglomerações foram registradas.

Nesta segunda-feira a vacinação é voltada para os idosos que deveriam ter recebido a segunda dose no dia 21 de abril. Na terça-feira (27) será a vez de quem deveria ter recebido no dia 22 e na quarta-feira (28) será o dia da segunda dose de quem era para ter tomado no dia 23.

A campanha de imunização contra a Covid-19 nesta segunda também abrange as profissionais de saúde, com idades a partir dos 30 anos. Como muitas pessoas compõem esse grupo prioritário, houve formação de uma fila extensa e também de aglomeração no Parque do Povo, onde a vacinação acontece.

Redação Paraíba Debate com Blog Pleno Poder

Veja também:

Compartilhar