Campina inicia vacinação de pessoas com Síndrome de Down e pacientes com doenças renais neste sábado (1º)

O Município de Campina Grande recebeu, nesta sexta-feira, 30, o total de 7.950 doses da vacina AstraZeneca/Oxford e, com isso a Secretaria Municipal de Saúde dará início à vacinação das pessoas com Síndrome de Down e aos pacientes com doença renal crônica, que fazem diálise. Também neste sábado, será retomada a imunização dos profissionais da área de saúde

Pessoas com Síndrome de Down

A fim de garantir o atendimento, várias ações de vacinação estão programadas para este sábado. A primeira é a aplicação da primeira dose para pessoas com Síndrome de Down, que se encaixam no grupo de pessoas com comorbidades. A ação vai acontecer a partir das 10h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fica na Avenida Eutécia Vital Ribeiro, no Catolé. A vacinação é voltada para todo o público, inclusive as pessoas que não são acompanhadas pela APAE. Atualmente, a instituição atende 27 pessoas.

Profissionais de Saúde

Já os trabalhadores de saúde vão receber a vacina de forma escalonada, de acordo com a faixa etária. A vacinação será retomada neste sábado, a partir das 13h, para profissionais com 40 anos acima; segue no domingo, 2, para pessoas de 30 a 39 anos de idade que tiveram o cadastro aprovado. Na segunda-feira, 3, será a vez do público de 25 a 29 anos e, na terça-feira, 4, se vacinam os profissionais de 18 a 24 anos.

As ações acontecem na Pirâmide do Parque do Povo (pedestres) e no ginásio O Meninão (drive-thru). É necessário verificar se o cadastro foi aprovado, no site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br.

A validação do cadastro fica pronta até as 12h de cada dia, sendo necessário observar a aprovação antes de se dirigir a um dos pontos de vacinação.

Doentes renais crônicos em diálise

Para os pacientes renais crônicos, em diálise, a vacinação será realizada nos próprios serviços onde eles já são atendidos. Neste sábado a imunização do público começa pelo Hospital João XXIII. Na próxima semana serão contemplados os pacientes de outras unidades hospitalares.

Gestantes e puérperas

Com relação a outros grupos elencados nesta etapa da Campanha de Imunização da covid, como gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) com comorbidades, estes grupos serão vacinados no decorrer da próxima semana, começando pelo Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Vacinas da Pfizer

Na próxima semana, também devem chegar a Campina Grande as doses da vacina Pfizer, que serão utilizadas para imunizar pessoas do grupo da população com comorbidades. Campina Grande é uma das poucas cidades a ser contemplada com o imunizante, que exige uma estrutura complexa de armazenamento e refrigeração.

Vacinômetro

Campina Grande já vacinou 66.781 pessoas com a primeira dose e 23.964 já receberam a dose 2. O Município recebeu 109.618 unidades de vacina. Ou seja, o percentual de aplicação é de 82% das doses recebidas, de acordo com a plataforma SI-PNI, do Ministério da Saúde.

Compartilhar