Dia do Desejo: Hospital de Clínicas lança projeto para promover alimentação diferenciada aos pacientes

O projeto “Dia do Desejo” foi lançado esta semana no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A iniciativa, coordenada pelo setor de nutrição da unidade, vai realizar alguns desejos dos pacientes acometidos pela Covid-19 internados no hospital. O intuito é levar uma opção diferenciada de alimentação dentro do ambiente hospitalar, e proporcionar bem-estar para que eles se sintam acolhidos.

Inicialmente o projeto vai oferecer opções de três sobremesas. Para isso, a equipe de nutricionista do HC vai levar em consideração a patologia do paciente e o tipo de dieta ofertada. “Considerando que a humanização faz parte dos procedimentos adotados por todas as equipes do hospital, iremos trabalhar com o conceito de confort food, a comida que alimenta e dá conforto. Fortalecendo essa ideia, a equipe de nutrição vai disponibilizar um questionário para que os pacientes relatem a sensação que tiveram ao ter seu desejo realizado”, explicou Carmen Spá, coordenadora do setor de nutrição e dietética do hospital.

O primeiro paciente beneficiado com o projeto foi Sérvio José, de 30 anos, que pediu pudim como desejo de sobremesa. “O gesto me trouxe conforto e me fez lembrar de casa, aumentando em mim a esperança de uma recuperação mais rápida”, disse o paciente.

Ainda de acordo com a coordenadora do setor, a iniciativa proporciona um melhor processo de recuperação do hospitalizado. “Acreditamos que viabilizar momentos como esse colabora com a recuperação e também com uma melhor experiência do paciente no âmbito hospitalar”, concluiu.

A diretora assistencial do HC, Rafaela Carvalho, destacou as iniciativas desenvolvidas pela equipe do hospital. “Acredito que nosso diferencial está em trabalhar de forma multiprofissional e se colocando no lugar do paciente e dos familiares que confiam a vida do seu ente querido em nossas mãos”, enfatizou.

Compartilhar