Secretária Ana Cláudia Vital, SUPLAN e Vereadores vistoriam obra do Centro Integrado de Comando e Controle, em Campina Grande

Seguindo agenda de vistorias as obras do Governo do Estado em Campina Grande, a Secretária de Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, inspecionou na manhã dessa segunda-feira (31), a obra do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro São José. Ana Claúdia esteve acompanhada pela comitiva do Governo do Estado e Vereadores do município, participaram o Secretário Executivo da SEDAM Galego do Leite, o Gerente Regional da SUPLAN Israel Costa, a Vereadora Valéria Aragão (PTB) e o Vereador Líder da Oposição Anderson Pila (PODEMOS).
O Centro Integrado de Comando e Controle irá funcionar ao lado do II Batalhão da PM, no bairro São José, tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento prestado pelo Centro Integrado de Operações (CIOP), diminuindo o tempo de resposta à população e auxiliando o planejamento e execução de trabalhos de prevenção e repressão qualificadas à violência e em outros casos também, tudo isso através do monitoramento online e em tempo integral de tudo que estiver ocorrendo nas principais vias da cidade.
Ao todo estão sendo investidos R$ 4.927.685,7 recursos do próprio Governo do Estado, a obra está sendo acompanhada com recursos da tecnologia BIM, uma nova modelagem da construção civil e tem previsão de ser entregue à população em janeiro de 2022, conforme informações repassadas por Israel Costa, Gerente Regional da SUPLAN. Além disso, mais de 70 pessoas estão trabalhando no canteiro de obras, gerando emprego e renda aos trabalhadores do munícipio.
Serão cerca de 100 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. O Centro pretende reunir diversas forças policiais e de salvamento, federais, estaduais e municipais, com o intuito de dar mais celeridade às ocorrências, como também realizando um trabalho preventivo mais eficiente, o prédio contará com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, STTP, Guarda Municipal, SAMU, entre outros. Além disso, o espaço contará com atendimento ao público, Sala de Monitoramento Online (chamada de Sala de Gestão de Crise), espaço para imprensa, entre outros ambientes.
Diante da visita, a Secretária Ana Cláudia comentou sobre o projeto e a importância para a segurança pública do município, “Isso representa o compromisso do Governador João Azevedo com todo o Estado e especialmente com a segurança pública; é uma forte integração dos órgãos que passarão a compor este novo Centro, dando uma maior dinâmica às atividades de segurança . Teremos um melhor e mais rápido intercâmbio de informações e a consequente solução de problemas”. A Secretária ainda destacou que o Centro não agirá apenas nos casos de violência contra pessoas ou ações criminosas a estabelecimentos comerciais, mas também atuarão em casos de incêndios, enchentes e outras ocorrências em geral, com o objetivo de prestar um serviço eficiente e gerando mais segurança e tranquilidade a toda população campinense.
É a terceira visita em obras do Governo do Estado em Campina Grande realizada durante esse mês de maio. A comitiva formada por membros do Governo do Estado e Vereadores e Vereadoras da base do Governo Estadual no município, sob a coordenação da Secretária Ana Claúdia, estiveram visitando obras de urbanização nos bairros da Ramadinha, Conjunto Mariz, Eixo Norte Nações; a reforma e ampliação de escolas estaduais no bairro do Catolé, Santa Rosa e Pedregal; e por último a visita realizada nessa segunda-feira ao Centro Integrado de Monitoramento. Somados os valores das obras apenas nesses locais, o Governo do Estado tem investido mais de 10 milhões de reais na cidade.

Compartilhar