Kit enxoval é entregue a gestantes de Pocinhos através de programa social da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Pocinhos vem realizando desde o início da gestão, a entrega de enxovais às mães pocinhenses que precisam desse apoio para o nascimento dos seus filhos. Através de um programa executado pela Secretaria Municipal de Ação Social, as famílias carentes que não têm condições de comprar o enxoval solicitam o benefício e recebem o kit com vários itens necessários aos bebês. Com o avanço da pandemia, as entregas passaram a serem feitas nas residências das gestantes.

O Programa da Gestantes compreende uma série de ações que são desenvolvidas com as mulheres participantes, incluindo reuniões com médicos, enfermeiras e a prefeita Eliane Galdino, além de oficinas para produção de itens do enxoval. Para não interromper as ações de acompanhamento, o programa está reunindo o grupo de gestantes de forma remota.

De acordo com a prefeita, para não representar risco às mulheres, a entrega do enxoval é feita em domicílio. “Este é um programa pelo qual temos muito carinho e mesmo com a pandemia precisa ter continuidade, então as nossas gestantes estão recebendo individualmente os seus enxovais para que não haja aglomeração e o programa seja realizado com a maior segurança possível para elas”, disse.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social, Thiago da Costa, para participar do programa, as mulheres precisam estar no segundo mês de gravidez e apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e cartão de realização dos exames do pré-natal.

Para a prefeita Eliane Galdino, o projeto é fundamental para que as futuras mães tenham essa assistência como complemento à assistência prestada na saúde, garantindo além do atendimento à saúde, acolhida a ela e ao bebê. “É um olhar de carinho com as mães, mulheres que já lutam com tantas dificuldades e precisam do nosso apoio em um dos momentos mais sublimes e importantes que é o da geração de um novo ser, de uma vida”, disse.

O kit enxoval distribuído pela Prefeitura de Pocinhos possui vários itens a exemplo de banheira, kit de bolsa maleta, saída da maternidade, fraldas descartáveis e de tecido, cobertor, itens de higiene, entre outros. Além das peças produzidas pelas grávidas, os demais itens são comprados pela Prefeitura no comércio local.

Compartilhar