Escola de Saúde Pública da Paraíba abre seleção para pesquisadores

Com o objetivo de fomentar e apoiar a investigação e inovação científica em saúde no Estado, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, nessa sexta-feira (30), o primeiro edital de seleção para bolsa de pesquisador (nível superior – sete vagas) e uma vaga para pesquisador docente.

“É um edital inédito que demonstra, efetivamente, o compromisso da ESP-PB com a pesquisa, fortalecendo o Sistema Único de Saúde no Estado da Paraíba. Pela primeira vez, nós lançamos um edital de bolsas para quem está em programas de pós-graduação na área de saúde pública e, com isso, fomentamos não somente a pesquisa como a formação de profissionais qualificados. A expectativa é de que tenhamos ótimas pesquisas e projetos apresentados neste edital”, declarou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

De acordo com Felipe Proenço, a parceria com a Fapesq foi fundamental. A Fundação apoiou e incentivou, desde o início, a construção do edital. “Este edital representa o fortalecimento da parceria entre ESP-PB e Fapesq, no sentido de ampliar as ações com o envolvimento das pesquisas realizadas pelo programa de pós-graduação em saúde pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Isso gera, sobretudo, conhecimento e inovações através de dissertações que implicarão na melhoria da saúde do Estado”, afirmou o presidente da Fapesq, Roberto Germano.

O Núcleo de Investigação Científica não existia no antigo Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH). Ele surgiu junto com a ESP-PB. “A Escola de Saúde Pública da Paraíba nasce com o desafio de fazer e apoiar a investigação científica no Estado. Este edital é o primeiro passo para ampliação do fomento à pesquisa com objetivo de qualificar a saúde pública”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thais Matos.

As inscrições começaram nessa sexta-feira (30) e seguem até o dia 13 de agosto. As informações no decorrer do processo seletivo serão divulgadas pelo portal eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde e no site da ESPPB.

Compartilhar