Açude de Boqueirão será beneficiado com aumento de vazão das águas do São Francisco na próxima semana

O Governo do Estado ao MDR solicitou a ampliação da vazão das águas do projeto de integração do Rio São Francisco para melhorar a situação dos açudes paraibanos. A vazão vai aumentar de 1.6 m³/s para 4 m³/s no Eixo Leste, no Portal das Águas, na cidade de Monteiro. O aumento na quantidade de água será realizado de forma gradativa pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) até a próxima segunda-feira (16) e será acompanhado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O Açude Açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, um dos principais beneficiados, está atualmente com apenas 38,82% de sua capacidade total, ou seja, com 181.088.986 metros cúbicos de água. Outro que pede socorro é o açude Acauã cuja barragem localizada na cidade de Itatuba comporta 253 milhões de metros cúbicos, mas está com apenas 33 milhões, o equivalente a 13,18% da capacidade.

A água beneficiará várias cidades ao longo do curso do rio Paraíba, a exemplo de Sumé, Camalaú , Congo, São Domingos, Cabaceiras, Boqueirão e Itatuba. “Naturalmente teremos um aumento no volume do rio Paraíba, por isso é importante que os moradores ribeirinhos fiquem atentos para evitar acidentes”, alertou o presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.

Dos 134 açudes monitorados pela Aesa, 22 estão com menos de 5% do volume total. Outros 23 têm menos de 20%, 88 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. e um está sangrando. A lista completa com a situação detalhada de cada barragem está disponível no site aesa.pb.gov.br .

Paraíba Debate

Compartilhar