Jabre Laboratório de Roteiro Cinematográfico para Jovens do Interior Paraibano

O Laboratório Jabre foi criado no âmbito da UFPB para estimular o surgimento de jovens realizadores de cinema no interior da Paraíba. Este ano, o Jabre completa 10 anos de existência. Ao longo de uma década, o Laboratório estimulou o surgimento de realizadores em várias cidades, cujos filmes participaram de importantes festivais de cinema no Brasil e no exterior.

O Jabre tem colaborado significativamente para transformar a Paraíba em um dos poucos estados onde a produção acontece de forma intensa em todo o seu território.

As ações são realizadas a partir da seleção de ideias em forma de argumentos inscritos pelos candidatos. Durante quatro dias, os selecionados fazem uma imersão para desenvolvimento dos roteiros que são trabalhados de forma colaborativa e sob orientação de profissionais com larga experiência na área.

As atividades do Jabre já aconteceram em municípios como Congo, Nazarezinho, Serra da Raiz, São José de Piranhas e Maturéia, este último município é onde se encontra o pico mais elevado da Paraíba e que dá nome ao Laboratório. A edição deste ano será realizada em Maturéia, mais precisamente no Casarão do Jabre pousada e museu, no período de 21 a 24 de outubro.

As inscrições são gratuitas, assim como a participação no Laboratório. O período de inscrições acontece de 20 de agosto a 30 de setembro. Maiores informações podem ser obtidas através do seguinte endereço eletrônico: https://edicaoespeciallabj.wixsite.com/jabre

Compartilhar