UFPB é uma das 8 melhores instituições brasileiras, segundo ranking russo

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre as oito instituições brasileiras mencionadas pelo ‘Three University Missions’ (Três Missões Universitárias), ranking de melhores do mundo criado pela União Russa dos Reitores.

A elaboração da lista leva em conta três indicadores: educação, pesquisa científica e impacto social das instituições de ensino. A distribuição dos pesos dos indicadores é de 45% para educação, 25% para pesquisa e 30% para impacto social.

As primeiras 300 universidades do ranking ocupam lugares específicos. A partir do 301º lugar, as universidades são divididas em grupos. Dentro de cada grupo, eles são classificados em ordem alfabética e têm a mesma classificação. É neste cenário que aparecem as instituições brasileiras.

No mesmo grupo da UFPB (1201-1300), estão as universidades de Brasília (UnB), Juiz de Fora (UFJF) e do Paraná (UFPR). As instituições brasileiras mais bem colocadas no ranking são a Universidade de São Paulo (grupo 451-500), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (grupo 501-550) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (grupo 601-650). Veja o ranking completo.

As primeiras posições do ranking são de instituições dos Estados Unidos e do Reino Unido: Havard (EUA), Massachusetts (EUA), Cambridge (Reino Unido), Ofxord (Reino Unido) e London (Reino Unido).

Compartilhar