UFCG é destaque nacional como instituição com mais pedidos de patentes por invenção em 2021

Encravada no semiárido agreste da Paraíba, a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) foi a instituição brasileira que mais fez pedidos de registro de patentes por invenção no país em 2020. O ranking é do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e aponta que ela desbancou empresas e universidades de orçamento bilionário e se tornou a maior inventora do país.

Em 2020, a UFCG depositou no INPI 96 invenções, um número de registros maior que o da Petrobras, por exemplo, que ficou na segunda posição do ranking de maiores inventores, com 79 registros no ano passado.

No ano passado, pessoas, centros de pesquisa, universidades e empresas brasileiras depositaram 2.663 patentes no Instituto. O ranking pode ser visto aqui.https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/arquivos/estatisticas-preliminares/rankdepositantesresidentes-2020.pdf

Pesquisadores da UFCG registraram, por exemplo, patentes de alimentos funcionais que, além de nutrir, apresentam características benéficas à saúde. No futuro, você pode comer um bolo sem glúten ou sem lactose feito com resíduo de extrato de alguma matéria-prima não convencional (como o amendoim); ou usar um sistema multimídia de acompanhamento de movimentação financeira pessoal para celular, outra invenção da universidade.

Veja a matéria completa noseguinte link do site da UOL:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/11/15/universidade-publica-no-agreste-paraibano-virou-a-maior-inventora-do-brasil.htm

Compartilhar