Chuvas animam agricultores no 1º dia do ano no Vale do Piancó

Choveu forte durante toda a madrugada de hoje (1º) de janeiro de 2022, em todo o Vale, com destaque para Diamante, onde a precipitação alcançou 114 milímetros, e Serra Grande que registrou uma chuva de 102 mm.

Em Itaporanga, a chuva também foi forte, na sexta-feira alcançando 67 mm e beste sábado 88,4 mm. Já em Santana dos Garrotes, a chuva chegou a 83,7 mm. Em Santana de Mangueira chegou a 58 mm e em Aguiar a precipitação alcançou 53 mm, com cheia do rio do mesmo nome. Em Boa Ventura, a chuva foi de 49 mm e em Igaracy chegou a 69 milímetros na sexta e 147 neste sábado.

Na área rural de Itaporanga, a chuva recarregou alguns pequenos açudes, molhou a terra e já estimula alguns agricultores ao plantio.

Começa a temporada chuvosa e um novo som invade a caatinga: é o coaxar de sapos e rãs, o que indica a chegada de novas águas e o começo da reprodução. Daqui a pouco milhares de girinos tomarão conta dos alagados sertanejos. 

Neste sábado, o Açude Cachoeira dos Alves, que abasteçe a cidade de Itaporanga, amanheceu recebendo grande recarga de rios e riachos. 

Fonte do Vale

Compartilhar