Ministério da Saúde disse que fornecimento de insulina à Paraíba será realizado este mês

O Ministério da Saúde (MS) afirmou que o fornecimento de insulina NPH para a Paraíba será normalizado ainda no mês de janeiro. O estado vem sofrendo com o desabastecimento de alguns tipos do medicamento há alguns meses.

Conforme o Ministério, a Bahiafarma – empresa que faz a distribuição da insulina para os estados, tem fornecido o produto de forma parcelada e com atrasos.

Um contrato com uma nova empresa foi assinado, segundo o MS, e o fornecimento de insulina será normalizado a partir deste mês.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a aquisição de Insulina NPH e Regular é de responsabilidade do Ministério da Saúde.

“A SES realiza a programação e distribuição do recebido pelo MS. Estamos com falta de fornecimento da insulina NPH por parte do Ministério”, afirmou a assessoria da pasta

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que está com desabastecimento de vários tipos de insulina há alguns meses.

Desde o início do ano passado, a Terceira Gerência Regional de Saúde tem atrasado a entrega das insulinas em caneta, frasco ampola, regular e NPH.

O órgão justifica que o atraso acontece devido a dificuldade de compra de insumos na pandemia. Em função disso, alguns tipos de insulina não estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande, principalmente a insulina em frasco ampola. 

Compartilhar