Perigo potencial de chuvas intensas está previsto em 33 cidades paraibanas; Campina não corre risco

Ester Vasconcelos

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta sexta-feira (6) dois alertas de chuvas intensas e perigo potencial para um total de 33 cidades paraibanas. O primeiro alerta prevê chuvas intensas durante toda esta sexta-feira (6) e a manhã de sábado (7). A chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos  de até 60 km/h.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. São abrangidas por esse alerta as cidades de Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Frei Martinho, Picuí e São José do Brejo do Cruz.

Já o segundo alerta avisa para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco. 

As cidades da Paraíba que devem ficar atentas a esse cenário são Alhandra, Araçagi, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Caldas Brandão, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itabaiana, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga , Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

Campina Grande

Para Campina, não há alertas do Inmet e segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a região está em seu quadrante chuvoso e os índices estão dentro da normalidade. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, em abril deste ano choveu apenas 10 milímetros a mais que no ano passado.

Foto: Ester Vasconcelos

Compartilhar