Dia da Indústria: FIEP busca tornar a Indústria paraibana cada vez mais forte e protagonista do desenvolvimento

Do período colonial até a atualidade, a indústria sempre foi um dos segmentos de maior potencial econômico no Brasil. Já diz o jargão, não existe país forte, sem indústria forte, é seguindo essa premissa que a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP tem focado a sua atuação ao longo do tempo, buscando de forma incessante contribuir para a sustentabilidade do setor, atuando como agente transformador da sociedade.

Nos últimos anos, a indústria da Paraíba conseguiu obter ganhos importantes como o avanço no processo produtivo, através da automação industrial, impactando diretamente na produtividade e competividade, além de melhorias na qualificação da mão de obra, o que torna a setor preparado para atender as demandas do mercado, promovendo com isso um desenvolvimento econômico mais eficiente.

Com isso, a Paraíba tem se firmado, como um dos estados mais importantes da cadeia produtiva do Nordeste, e isso tem relação direta com a capacidade fabril do estado. De acordo com a pesquisa perfil das Indústrias nos Estados e RAIS 2020, a indústria paraibana gera atualmente 110.947 empregos, equivalente a 17,6% do emprego formal do estado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que o PIB Industrial na Paraíba é de 9,3 bilhões, o estado é o vigésimo segundo colocado em exportações industriais do país, e só em 2021, o setor exportou U$$ 115 milhões de reais, algo equivalente a 78,3% de todas as exportações efetuadas pela Paraíba.

E nesta conjuntura de dados reveladores, que apontam para uma realidade promissora de desenvolvimento, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba considerada o “Palco do Desenvolvimento”, através do SESI, SENAI e IEL tem mantido uma atuação voltada para o crescimento da indústria, promovendo formação de mão de obra, melhorias na saúde e no nível de educação dos trabalhadores do setor, modernização no processo produtivo, e estimulando a inovação, sobretudo neste novo ciclo de estabilidade e fortalecimento econômico, para que a Paraíba ocupe uma posição cada vez mais estratégica no país.

E neste dia 25 de maio, quando se comemora nacionalmente o Dia da Indústria, o presidente da FIEP, Buega Gadelha reforça a busca da Federação por uma indústria cada vez mais forte e reconhecida.

Compartilhar