Açude de Acauã começa a receber água do Boqueirão

João Fernandes

As águas do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), chegaram na madrugada de ontem a barragem Argemiro de Figueiredo (Acauã), no Agreste do paraibano. O Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), abriu as comportas do Boqueirão no dia 22 de março, dia Mundial da Água. A medida deve beneficiar os 14 municípios abastecidos por Acauã, que abastece cidades como Itatuba, Aroeiras e Ingá.

A abertura das comportas do açude de Boqueirão foi autorizada pela Agência Nacional das Águas (ANA), por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União do último dia 7, determinando uma descarga de 4,8 m³ do Epitácio Pessoa, que pode ser praticada até o dia 30 de junho. A autorização foi concedida após a Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) ter enviado um pedido à ANA, no dia 27 de fevereiro, para liberar a abertura das comportas.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, a abertura das comportas do Epitácio Pessoa, que atualmente está com 17,3% (68.385.899) da capacidade total, não trará prejuízos para o reservatório nem para Campina Grande e as outras 18 cidades pelo reservatório.

Já a barragem de Acauã está em situação crítica, com apenas com 3,64% (9.237.197m³) da capacidade total e o recebimento das águas de Boqueirão vai beneficiar o manancial e a população abastecida por ele.

Redação com G1

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp