Adriano Galdino comemora aniversário de 127 anos da fundação de Itabaiana

Imagem: Adriano e Lúcio, prefeito de Itabaiana, que vem desenvolvendo um trabalho de destaque na cidade / Top Mídia

O deputado estadual, Adriano Galdino (PSB) comemora o aniversário de 127 anos de fundação da cidade de Itabaiana, na região do Vale do Paraíba. Como gestor público, ele batalhou pela evolução da cidade e garantiu ações consideradas importantes pela gestão municipal e pelos moradores, como aquisição de transportes, equipamentos, reformas e até estrada.

No ano de 2017, Adriano lembra que destinou R$ 140 mil de emenda parlamentar, que serviu para comprar uma van e auxiliar a prefeitura local no transporte de seus funcionários. Já em 2018, ele destinou R$ 200 mil de emendas para comprar mais dois veículos e mobílias para as escolas do município. Essa verba comprou utensílios como fogão e geladeira, para as cozinhas das escolas.

O deputado foi decisivo na conquista da reforma do prédio que abrigará o Corpo de Bombeiros em Itabaiana. Junto com João Azevedo, Adriano negociou esta reforma como item prioritário para Itabaiana, pelo seu tamanho, atualmente com mais de 24 mil habitantes, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A participação de Adriano, junto ao governador Ricardo Coutinho, na conquista do asfalto que liga Itabaiana a Pilar, a PB-082, foi importante também. Segundo o parlamentar, era um desejo antigo da população das duas cidades ter este trajeto asfaltado e sinalizado.

Imagem: Igreja central Itabaiana, riqueza arquitetônica / Val da Costa

Itabaiana é um município dos mais bem estruturados da Paraíba. Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE em 24.519 habitantes, distribuídos em 219 km² de área. É a maior cidade da Região Geográfica Imediata de Itabaiana, instituída em 21 de Janeiro de 2013, que desempenha um papel centralizador.

Os municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte correspondem ao território.

Imagem: A arquitetura da cidade encanta os visitantes, com requinte de detalhes e cores / Val da Costa

Itabaiana é 5ª entre as 14 regiões geoeconômicas da Paraíba, a 12ª Região Geoadministrativa com destaque na agropecuária, sendo a que mais contribui no Estado. As maiores indústrias da cidade são a de Calçados Penaulty, com cerca de 60 funcionários, e a de Sabão e Velas Riase, com mais de 45 funcionários.

Redação PB Debate

Veja também: Adriano Galdino consegue mais uma obra importante para Pocinhos

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp