Biblioteca Municipal de Campina Grande está fechada há 4 anos sem obra em andamento

Há quatro anos, a Biblioteca Municipal Félix Araújo está com as portas fechadas, em pleno centro da cidade. Localizada em prédio histórico, onde já funcionou a Câmara Municipal, o equipamento público foi inicialmente interditado por falta de segurança na infraestrutura do prédio e depois recebeu a garantia de que seria reformada e reaberta em no início de 2014.

13055389_866238650165571_1225116112315160675_n

O acervo do equipamento está armazenado no antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC). Com atraso de dois anos, a obra sequer está em andamento e os frequentadores tiveram que migrar para espaços como a biblioteca do Sesc. De acordo com a estudante Jadilene Moraes, o local era propício pela localização e onde podia estudar para concursos. “Ainda fez uma tentativa no MAAC, mas o ambiente não é adequado e dificulta a concentração”, disse.

Em 2013, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou a ordem de serviço para a recuperação da Biblioteca, orçada em R$ 155 mil, com recursos oriundos dos cofres municipais. Na ocasião, o prefeito que lembrou a época em que foi vereador naquele prédio, disse até que iria instalar um elevador no local.

Durante o discurso, o prefeito anunciou que o prédio também abrigaria a Academia de Letras de Campina Grande. Com a nova estrutura, a biblioteca contaria com mais de 12 mil livros, sala de informática, periódicos (jornais e revistas), sala de estudos coletivos, além da sala do acervo.

Em conversa com a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, ela explicou que a Biblioteca Municipal compete à Secretaria de Cultura. O novo secretário da pasta, o cantor Capilé, que foi apresentado oficialmente hoje como titular da Cultura foi procurado por nossa reportagem, mas até o fechamento desta matéria não foi localizado.

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp